Valorizando VOCÊ!

Atualmente grande parte das empresas estão visualizando seus colaboradores também no contexto do bem estar físico e mental, cada vez mais estão conscientes que o ser humano tem necessidades que devem ser atendidas em diversos aspectos e não apenas entendido somente como mão de obra ou apenas mais um número no quadro de colaboradores. A empresa que investe no bem estar do colaborador sabe que além de mais engajado e comprometido terá colaboradores mais felizes, e como consequência, e não como objetivo, terão maior produtividade e qualidade nas suas atividades.
Entender o colaborador em sua complexidade como ser humano diante dos diversos papeis que assume atua como diferencial de atração e retenção de talentos para as empresas que decidem investir no bem estar do seu colaborador durante e após a jornada de trabalho.
A empresa Riccieri Jeans sabendo de todos os benefícios e sempre preocupada com o bem estar de seus colaboradores deu inicio, nesse mês de março, as atividades de ginastica laboral durante o horário de trabalho. Os colaboradores estão muito felizes com mais essa ação da empresa e já sentem os resultados positivos, físico e mentalmente, proporcionados pela ginástica laboral. O objetivo da ginástica laboral é manter a saúde dos funcionários de determinado local de trabalho através de exercícios físicos direcionados para aquela atividade profissional e feitos durante o expediente. Esta atividade deve ser acompanhada e orientada por um profissional da saúde física (um educador físico), para que se obtenham os resultados esperados.


A ginástica laboral não é uma atividade física recente, essa atividade surgiu em 1925, como uma ginástica de pausa para operários, inicialmente na Polônia, depois na Holanda, Rússia, Alemanha Oriental e em outros países, na mesma época. No Brasil, a Ginástica Laboral foi introduzida em 1969 por executivos nipônicos na Ishikawajima do Brasil Estaleiros S.A., localizada no Rio de Janeiro.
A Ginástica Laboral atua na prevenção e no combate ao estresse, visto que durante a atividade física é liberado um neurotransmissor chamado endorfina, responsável pela sensação de bem-estar e alívio das tensões.

Principais Benefícios

•Promove o combate e prevenção das doenças profissionais;

•Promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade, etc.;

•Melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura;

•Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho;

•Reduz a sensação de fadiga no final da jornada;

•Melhora da autoestima e da autoimagem;

•Combate às tensões emocionais;

•Melhora da atenção e concentração as atividades desempenhadas;

•Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe;

•Melhoria das relações interpessoais;

•Reduz os gastos com afastamento e substituição de pessoal;

•Diminui afastamentos médicos, acidente e lesões;

•Melhora da imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade;
Penso que boas ideias devam ser compartilhadas, e foi essa a motivação para escrever esse post, além de buscar inspirar outras empresas a ter um novo olhar sobre os seus colaboradores, percebe-los não somente como profissionais e sim como pessoa que assume diversos papéis em sociedade dentro de sua complexidade.


Grande abraço!
Ame-se!

Coach Fernanda Camilo David - Membro da Sociedade Brasileira de Coaching e Consultora  em Desenvolvimento Organizacional da Riccieri Jeans.

Email para contato artigoricci@gmail.com

Esta entrada foi publicada em BE HEALTHY. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>